Programas continuados e programas intensivos

SERVIÇOS

FISIOTERAPIA
A Fisioterapia em Pediatria visa potencializar as capacidades motoras no âmbito das estruturas do corpo e da aprendizagem neuromotora, de modo a facilitar as atividades e a participação da criança. Intervenção centrada na família e na funcionalidade, utiliza diferentes ferramentas e métodos de intervenção, sempre associados à motivação da criança para que o treino seja ativo, ou ativo-assistido.
MUSICOTERAPIA
A Musicoterapia Neurológica potencializa a aprendizagem nas diferentes áreas de desenvolvimento, preparando o sistema nervoso central e periférico para novas aquisições. Objetiva, de forma sistematizada e integrada, desenvolver potenciais e/ou restabelecer funções comunicativas, relacionais, motoras, expressivas, emocionais, cognitivas e sociais.
TERAPIA DA FALA
É objeto da terapia da fala a implementação de Sistemas Aumetativos de Comunicação (PECS, Makaton, Grid, pranchas de comunicação, entre outros), intervenção ao nível da motricidade orofacial, desenvolvimento de competências comunicativas, linguísticas e de fala, e normalização / adequação da alimentação (disfagia orofaríngea e outras perturbações da alimentação).
TERAPIA OCUPACIONAL
Os terapeutas ocupacionais trabalham as atividades que compõem o seu quotidiano, com o objetivo de otimizar a participação em tudo que querem e precisam fazer. Para as crianças, este trabalho é feito no âmbito do brincar, jogar, aprender, desenvolvendo e construindo a independência. As áreas de intervenção incluem: integração sensorial, organização, participação em competências sociais, comportamento e emoções, auto-cuidados, competências visuo-motoras. autonomia e coordenação bilatera
TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS
Forma de potencializar os objetivos terapêuticos, a interação com o animal pode ser um agente facilitador da aprendizagem funcional.
INTEGRAÇÃO SENSORIAL
A integração sensorial eficaz permite integrar várias sensações, para uma participação bem sucedida da vida. As dificuldades na integração sensorial podem influenciar a consciência corporal, a coordenação, a ideação, o planeamento e a execução de ações motoras (praxis), caligrafia, visual, motricidade fina, assim como muitas áreas do desenvolvimento necessárias para o crescimento e sucesso nas atividades de vida diária.
ESTUDO CLÍNICO DE MATERIAIS DE APOIO
Realizamos estudo pormenorizado da postura e do movimento, bem como das reais necessidades da família, facilitando assim a aquisição de produtos de apoio, como fatos de compressão dinâmica, ortóteses tibiotársicas, assentos personalizados, cadeiras de rodas, cadeiras de posicionamento, entre outros.
ABORDAGEM INTEGRATIVA NEUROFUNCIONAL
Porque os processos do Andar, Falar e Pensar acontecem de forma sinérgica e em simultâneo, desenvolvemos uma abordagem integrativa onde duas profissionais trabalham as diferentes áreas (motora, cognitiva, social, comunicação e sensorial) numa mesma sessão, que envolve aprendizagem através da música. A motivação é a chave principal da consolidação da aprendizagem e novas aquisições.
ELETROESTIMULAÇÃO NEUROMUSCULAR
A Eletroestimulação Neuromuscular (NMES) é utilizada de forma local (com aparelho próprio) ou combinada (através do Mollii Suit) e tem como principais objetivos a redução da espasticidade, a melhoria da propriocepção (sensação do corpo no espaço) e a facilitação da ativação muscular. Deste modo, a NMES utilizada de forma correta e incluída num programa terapêutico personalizado, pode facilitar a mobilização do corpo e a funcionalidade.
PEDIASUIT
O Pediasuit é um programa de intervenção multimodal que pode ser utilizado num programa intensivo ou em programa continuado. Inclui a utilização de veste própria, com elásticos colocados de forma estratégica para facilitação muscular e postural. Utiliza também sistema de regulação gravítica (cage) e roldanas para fortalecimento muscular (pulley system). O programa deve ser ajustado consoante as necessidades e características de cada criança.
KINESIOTAPE
A Kinesiotape, ou bandas neuromusculares, são fitas elásticas aderentes, que utilizamos para facilitação da ativação de determinados grupos musculares e para potencializar o alinhamento das estruturas do corpo, proporcionando vantagem mecânica para grupos musculares serem ativados corretamente. Deste modo, inserido num programa terapêutico personalizado, pode facilitar a funcionalidade e prevenir deformidades.
FATO DE COMPRESSÃO DINÂMICA
É feito sob medida, em parceria exclusiva com a Jobskin e possui painéis estrategicamente localizados para corrigir assimetrias posturais e ativar grandes músculos, como forma de corrigir a postura, prevenir escolioses e cifoses, e melhorar o equilíbrio. Utiliza a componente elástica, e através da compressão dinâmica reduz a distância entre origem e inserção muscular, tornando mais fácil a contração de determinados músculos. Cada fato é feito de acordo com a necessidade de cada criança.
ORTÓTESES ANIMAKE
As ortóteses ANImaKe são criadas na Eslovénia, através de tecnologia de scan e impressão 3D (parceria exclusiva em Portugal), com análise biomecânica pormenorizada. São personalizadas de acordo com as necessidades individuais de cada criança, podendo ser simples adaptações para calçados ou ortóteses mais complexas para facilitação da marcha, prevenção e correção de deformidades e alterações estruturais do pé e tornozelo.
ASSENTOS MOLDADOS
Os assentos moldados são realizados para cada criança, como forma de potencializar o alinhamento pélvico na posição sentada, evitando alterações posturais e facilitando o controlo ativo da postura. Podem ser realizados em material simples (gesso) ou em fibras de nylon através de tecnologia de scan e impressão 3D, em parceria exclusiva com a ANImaKe.
SNOEZELEN
Ambiente multissensorial criado para facilitação da aprendizagem, promoção da atenção, regulação do comportamento, diminuição da ansiedade e tensão.
JOGOS TERAPÊUTICOS
Os Jogos Terapêuticos são importantes para manutenção da motivação, enquanto trabalha-se questões como o equilíbrio, a coordenação motora, os ajustes posturais, a correta distribuição de carga, utilização das mãos e braços e perceção do corpo no espaço. Além da Wii, o Cresce contribui na investigação e utilização do Just PhysioKidding, em parceria com a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal.
Show More

© 2020 por Cresce com Amor

  • Facebook ícone social
  • Instagram
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now
TERAPIA OCUPACIONAL

Os terapeutas ocupacionais trabalham as atividades que compõem o seu quotidiano, com o objetivo de otimizar a participação em tudo que querem e precisam fazer. Para as crianças, este trabalho é feito no âmbito do brincar, jogar, aprender, desenvolvendo e construindo a independência. As áreas de intervenção incluem: integração sensorial, organização, participação em competências sociais, comportamento e emoções, auto-cuidados, competências visuo-motoras. autonomia e coordenação bilatera